A LEITURA DE LIVROS INFORMATIVOS SOBRE O CERRADO: REFLEXÕES PARA O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS/AS
Resumo
A formação de leitores, talvez, seja uma das problemáticas mais recorrentes nos debates dentro do universo da escola. E quando esse leitor(a) não são usuários nativos da língua majoritária do país? Assim nos deparamos com parte da questão que envolve a proposta desta pesquisa, pois estamos interessadas em refletir, dentro da perspectiva da Educação Bilíngue, sobre processo de construção da leitura por parte do sujeito surdo/a. Esse é um ponto que provoca inquietações por parte dos pesquisadores, professores e, claro, da própria comunidade surda. Dessa forma, a partir das contribuições teóricas e metodológicas da Linguística sócio discursiva, da Teoria da Literatura e dos Estudos Surdos buscaremos explorar como a leitura de livros informativos sobre o Cerrado podem contribuir para o processo de letramento do sujeito surdo/a. E compreender: O que são os livros informativos e como podem contribuir para o letramento na Educação bilíngue? Acreditamos na hipótese de que a leitura de livros informativos, a partir de uma perspectiva bilíngue, pode colaborar para o processo de letramento do sujeito surdo porque considera tanto a especificidade do público-alvo (na dimensão linguístico cultural), como aponta os livros informativos (não-ficcionais) como instrumentos de acesso à informação de caráter científico.