A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PORFESSORES DA PRÉ ESCOLA E O PNAIC

Autores

  • Ana Paula Ferreira Trindade Secretaria Municipal de Educação/Prefeitura de Jataí
  • Laís Leni Oliviera Lima Universidade Federal de Jataí/UFJ

Resumo

O trabalho é objeto de uma pesquisa de mestrado e teve como objetivo levantar reflexões sobre a formação continuada e a qualidade da educação com base em um curso oferecida as professoras de Educação Infantil pela Secretaria Municipal de Educação embasados no Pnaic um Programa do Governo Federal. Para isso, como fundamentação metodológica, adotamos a abordagem qualitativa, mediante pesquisa bibliográfica e de campo. Sendo realizada uma pesquisa empírica com aplicação de questionários e entrevistas as professoras que atuam diretamente com crianças da pré-escola e assim, perceber se houve contribuições do Pnaic para efetivar mudanças na qualidade educacional da pré-escola. Este estudo não almejou desmerecer as propostas formativas oferecidas pela SME, tão pouco indicar formas mais eficazes de aplicá-las. Sua relevância consiste em apresentar reflexões para o trabalho docente, assim, como diferentes maneiras que levem as professoras a se questionarem como essas formações pode influenciar o trabalho desenvolvido em sala de aula e a sua qualidade educacional.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

PAULA FERREIRA TRINDADE, A.; LENI OLIVIERA LIMA, L. A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PORFESSORES DA PRÉ ESCOLA E O PNAIC. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 117–128, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1070. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente