A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PORFESSORES DA PRÉ ESCOLA E O PNAIC
Resumo
O trabalho é objeto de uma pesquisa de mestrado e teve como objetivo levantar reflexões sobre a formação continuada e a qualidade da educação com base em um curso oferecida as professoras de Educação Infantil pela Secretaria Municipal de Educação embasados no Pnaic um Programa do Governo Federal. Para isso, como fundamentação metodológica, adotamos a abordagem qualitativa, mediante pesquisa bibliográfica e de campo. Sendo realizada uma pesquisa empírica com aplicação de questionários e entrevistas as professoras que atuam diretamente com crianças da pré-escola e assim, perceber se houve contribuições do Pnaic para efetivar mudanças na qualidade educacional da pré-escola. Este estudo não almejou desmerecer as propostas formativas oferecidas pela SME, tão pouco indicar formas mais eficazes de aplicá-las. Sua relevância consiste em apresentar reflexões para o trabalho docente, assim, como diferentes maneiras que levem as professoras a se questionarem como essas formações pode influenciar o trabalho desenvolvido em sala de aula e a sua qualidade educacional.