BASES EPISTEMOLÓGICAS E FILOSÓFICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONCEITOS E CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Douglas Pereira Azevêdo Universidade Federal de Goiás
  • Wellington Lima Cedro Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente tem como objetivo sintetizar as três correntes teórico-metodológicas utilizadas para pesquisas bibliográficas em ciências humanas de modo geral e neste caso, mais específico, objeto principal na área Educacional, a saber: o positivismo, a fenomenologia e o materialismo histórico-dialético. Para caracterizar esses três principais enfoques epistemológicos, fez-se necessário, por meio da pesquisa bibliográfica, abordar o seu contexto histórico, bem como os intelectuais que o fundaram e/ou ainda que se destacaram nas mesmas além dos propósitos de cada uma delas em sua aplicação teórica. Essa discussão é relevante na medida em que contribui e incentiva o debate e a delimitação dos fundamentos epistemológicos nas pesquisas em Educação e identifica elementos centrais para a formação do professor da Educação Básica na investigação científica. Torna-se relevante, de forma breve, destacar algumas características dessas tendências filosóficas para a formação do professor-pesquisador.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

PEREIRA AZEVÊDO, D.; LIMA CEDRO, W. BASES EPISTEMOLÓGICAS E FILOSÓFICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONCEITOS E CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 162–174, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1076. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente