UM MUSEU DE GRANDES NOVIDADES: EM DEBATE A RESOLUÇÃO CNE/ CP N. 2 DE 2019 E O RECUO DA TEORIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Manoel Messias Rodrigues Lopes Universidade Federal de Jataí
  • Laís Leni de Oliveira Lima Universidade Federal de Jataí
  • Luciene Lima de Assis Pinto Universidade Federal de Jataí

Resumo

Esse artigo se propõe a debater a organização curricular dos cursos de formação de professores a partir da Resolução CNE/ CP n. 2 de 2019, que institui as novas Diretrizes Gerais para os cursos de formação de professores no Brasil, e como essas fazem parte de rol de políticas educacionais que foram empreendidas no país a partir da década de 1990 como orientações de instituições financeiras, as quais tem como objetivo (re)organizar uma educação aos moldes do interesse do capital. Nos limites deste texto fazemos um paralelo entre as duas últimas Resoluções para formação de professores no Brasil apontando as principais mudanças, ademais discutimos o movimento histórico da educação em torno dos interesses e necessidades das relações de produção do capital, verificou-se que é uma alternativa para superação desse engodo, e para uma retomada de uma educação verdadeiramente revolucionária a serviço da classe trabalhadora. Em termos metodológicos, esse estudo é predominantemente bibliográfico, realizado a partir de estudos e pesquisas que debatem a temática e os conceitos de educação, sociedade, trabalho e capital.

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Publicado

29.12.2023

Como Citar

MESSIAS RODRIGUES LOPES, M.; LENI DE OLIVEIRA LIMA, L.; LIMA DE ASSIS PINTO, L. UM MUSEU DE GRANDES NOVIDADES: EM DEBATE A RESOLUÇÃO CNE/ CP N. 2 DE 2019 E O RECUO DA TEORIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 246–258, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1090. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente