A POLÍTICA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO E A SUA MERCANTILIZAÇÃO

Autores

  • Ana Luiza Moraes Barbosa Universidade Federal de Jataí
  • Laís Lene Oliveira Lima Universidade Federal de Jataí

Resumo

As políticas educacionais estão sofrendo com o desmonte das suas conquistas alcançadas, sendo necessário e importante refletir sobre as novas tendências da economia mundial e suas repercussões nas políticas públicas nacionais. A problemática que está colocada é se o processo de mercantilização da educação está ameaçando a qualidade de ensino e as oportunidades de acesso a população brasileira? O presente artigo, de cunho bibliográfico, tem como objetivo levantar e refletir os principais elementos de desvalorização da educação e problematizar as principais reflexões acerca do processo de mercantilização da Política de Educação. Compreender o neoliberalismo torna-se imprescindível, pois é por meio dessas compreensões que se pode resistir a proposta de mercantilização da educação e lutar por melhores condições educacionais. A possibilidade de superação desta realidade depende necessariamente da luta pela garantia da educação, como direito universal, sendo importante a mobilização da sociedade, com a participação de diferentes segmentos (não apenas educadores e educandos). Desta forma, seria possível pensar a educação com acessibilidade a todos e lutar pela superação do neoliberalismo e superar os impactos provocados pelo capitalismo.

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Publicado

29.12.2023

Como Citar

LUIZA MORAES BARBOSA , A.; LENE OLIVEIRA LIMA, L. A POLÍTICA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO E A SUA MERCANTILIZAÇÃO . Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 259–270, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1092. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula