A ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO SUBSÍDIO PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA QUE VISEM PREPARAR ESTUDANTES PARA O ENEM.
Resumo
Esta pesquisa do tipo qualitativa, objetiva entender como a abordagem de Resolução de Problemas poderia contribuir na formação pedagógica dos professores de Matemática do Ensino Médio, de uma escola pública, de maneira a subsidiar a construção de projetos de ensino de Matemática que visem preparar estudantes para o ENEM. Elegendo como sujeitos de um estudo de caso professores de Matemática do Ensino Médio de uma escola pública, foram utilizados como instrumentos para coleta de dados a observação, entrevistas e caderno de campo. Os procedimentos da pesquisa seguiram as etapas: levantamento de produções (livros, artigos, dissertações, ...), acerca do tema Resolução de Problemas; observação; planejamento; desenvolvimento de um curso de formação pedagógica; e análise dos dados coletados. Os resultados parciais indicam que, para a obtenção de êxito, ao utilizar a abordagem Resolução de Problemas, o professor precisa compreendê-la como um instrumento de aprendizagem, partindo de objetivos bem definidos e estudos constantes.