A ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO SUBSÍDIO PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA QUE VISEM PREPARAR ESTUDANTES PARA O ENEM.

Autores

  • Carla Machado da Silva Instituto Federal de Goiás – IFG/ Jataí-GO
  • Nilton Cezar Ferreira Instituto Federal de Goiás – IFG

Resumo

Esta pesquisa do tipo qualitativa, objetiva entender como a abordagem de Resolução de Problemas poderia contribuir na formação pedagógica dos professores de Matemática do Ensino Médio, de uma escola pública, de maneira a subsidiar a construção de projetos de ensino de Matemática que visem preparar estudantes para o ENEM. Elegendo como sujeitos de um estudo de caso professores de Matemática do Ensino Médio de uma escola pública, foram utilizados como instrumentos para coleta de dados a observação, entrevistas e caderno de campo. Os procedimentos da pesquisa seguiram as etapas: levantamento de produções (livros, artigos, dissertações, ...), acerca do tema Resolução de Problemas; observação; planejamento; desenvolvimento de um curso de formação pedagógica; e análise dos dados coletados. Os resultados parciais indicam que, para a obtenção de êxito, ao utilizar a abordagem Resolução de Problemas, o professor precisa compreendê-la como um instrumento de aprendizagem, partindo de objetivos bem definidos e estudos constantes.

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Publicado

29.12.2023

Como Citar

MACHADO DA SILVA, C.; CEZAR FERREIRA, N. A ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO SUBSÍDIO PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA QUE VISEM PREPARAR ESTUDANTES PARA O ENEM. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 343–348, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1098. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática