EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA DO CIDADÃO-CONSUMIDOR
Resumo
Essa pesquisa tem o enfoque na reflexão e na prática sobre as experiências e influências para o consumo já vivenciadas pelos(as) estudantes-trabalhadores de uma turma do 9º ano da EJA de uma escola pública da cidade Rio Verde-Go. Busca-se compreender como a apropriação de sentidos e conhecimentos acerca da Educação Financeira podem contribuir com a ressignificação das relações de consumo por parte dos(as) estudantes. Foram elaboradas atividades com foco na Educação Financeira, a fim organizar uma Unidade Didática possibilitando reflexões para a compreensão das estruturas sociais, políticas e econômicas em uma perspectiva de Educação Matemática Crítica. Tem-se a seguinte questão de investigação: como a educação financeira na perspectiva crítica pode contribuir com a ressignificação das relações de consumo e das condições socioeconômicas dos(as) estudantes da EJA? Para responder essa questão, a pesquisa realizará um caminho analítico, pois é um trabalho em andamento, com foco em organizar e analisar os resultados.