EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA DO CIDADÃO-CONSUMIDOR

Autores

  • Gustavo de Araújo Silva Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Adriana Aparecida Molina Gomes Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

Essa pesquisa tem o enfoque na reflexão e na prática sobre as experiências e influências para o consumo já vivenciadas pelos(as) estudantes-trabalhadores de uma turma do 9º ano da EJA de uma escola pública da cidade Rio Verde-Go. Busca-se compreender como a apropriação de sentidos e conhecimentos acerca da Educação Financeira podem contribuir com a ressignificação das relações de consumo por parte dos(as) estudantes. Foram elaboradas atividades com foco na Educação Financeira, a fim organizar uma Unidade Didática possibilitando reflexões para a compreensão das estruturas sociais, políticas e econômicas em uma perspectiva de Educação Matemática Crítica. Tem-se a seguinte questão de investigação: como a educação financeira na perspectiva crítica pode contribuir com a ressignificação das relações de consumo e das condições socioeconômicas dos(as) estudantes da EJA? Para responder essa questão, a pesquisa realizará um caminho analítico, pois é um trabalho em andamento, com foco em organizar e analisar os resultados.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

DE ARAÚJO SILVA, G.; APARECIDA MOLINA GOMES , A. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA DO CIDADÃO-CONSUMIDOR. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 349–354, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1100. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)