O ENSINO DA MATEMÁTICA E O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA A FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU

Autores

  • Gustavo de Araújo Silva Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Maria Amélia Ferreira Borges Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Rosa Silva Pereira de Souza Instituto Federal de Goiás (IFG)

Resumo

Esse relato de experiência é o resultado de uma sequência didática desenvolvida com estudantes do 2 º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Rio Verde – GO. Tem-se como objetivo geral, compreender de que forma o software Geogebra pode auxiliar os estudantes da disciplina de Matemática na construção e análise de gráficos da função polinomial do 1º grau, a partir dos conhecimentos prévios e manipulação do software na resolução de problemas. Para tal, elaboramos e desenvolvemos uma sequência didática a partir da perspectiva de Zabala (2014) seguindo os conteúdos centrais do tipo atitudinal, procedimental e conceitual. Na busca de compreender como a Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Matemática, levantamos a seguinte questão: como o software Geogebra pode auxiliar os estudantes no conhecimento do conteúdo da função polinomial do 1º grau por meio da análise, interpretação e aplicação dos modelos algébricos em diferentes contextos. A partir dos resultados, percebe-se que os estudantes desenvolveram habilidades técnicas e analíticas na resolução de problemas envolvendo a função polinomial do 1º grau, destacando a importância da utilização do software Geogebra no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Matemática.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

DE ARAÚJO SILVA, G.; AMÉLIA FERREIRA BORGES, M.; SILVA PEREIRA DE SOUZA, R. O ENSINO DA MATEMÁTICA E O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA A FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU . Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 355–367, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1102. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática