O ENSINO DA MATEMÁTICA E O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA A FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU
Resumo
Esse relato de experiência é o resultado de uma sequência didática desenvolvida com estudantes do 2 º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Rio Verde – GO. Tem-se como objetivo geral, compreender de que forma o software Geogebra pode auxiliar os estudantes da disciplina de Matemática na construção e análise de gráficos da função polinomial do 1º grau, a partir dos conhecimentos prévios e manipulação do software na resolução de problemas. Para tal, elaboramos e desenvolvemos uma sequência didática a partir da perspectiva de Zabala (2014) seguindo os conteúdos centrais do tipo atitudinal, procedimental e conceitual. Na busca de compreender como a Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Matemática, levantamos a seguinte questão: como o software Geogebra pode auxiliar os estudantes no conhecimento do conteúdo da função polinomial do 1º grau por meio da análise, interpretação e aplicação dos modelos algébricos em diferentes contextos. A partir dos resultados, percebe-se que os estudantes desenvolveram habilidades técnicas e analíticas na resolução de problemas envolvendo a função polinomial do 1º grau, destacando a importância da utilização do software Geogebra no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Matemática.