CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA A ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo
A presente pesquisa, em andamento, vincula-se ao programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática – Mestrado Profissional – do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí. Esta pesquisa, do tipo intervenção pedagógica, tem por objetivo compreender as contribuições do ensino de conteúdos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, segundo a organização didática da Pedagogia Histórico-Crítica. Os participantes da pesquisa são alunos alfabetizandos do Ensino Fundamental I de uma escola na cidade de Jataí-Goiás. Para a coleta de dados foram utilizados questionários com familiares, gravação de vídeos de aulas, observação direta da sala de aula e notas de campo, os quais subsidiaram a elaboração e o desenvolvimento do produto educacional (Projeto de Ensino) elaborado conforme a metodologia da Pedagogia Histórico-Crítica.