CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA A ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Kenia Assis Chaves Viana Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás, Campus Jataí.
  • Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás, Campus Jataí

Resumo

A presente pesquisa, em andamento, vincula-se ao programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática – Mestrado Profissional – do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí. Esta pesquisa, do tipo intervenção pedagógica, tem por objetivo compreender as contribuições do ensino de conteúdos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, segundo a organização didática da Pedagogia Histórico-Crítica. Os participantes da pesquisa são alunos alfabetizandos do Ensino Fundamental I de uma escola na cidade de Jataí-Goiás. Para a coleta de dados foram utilizados questionários com familiares, gravação de vídeos de aulas, observação direta da sala de aula e notas de campo, os quais subsidiaram a elaboração e o desenvolvimento do produto educacional (Projeto de Ensino) elaborado conforme a metodologia da Pedagogia Histórico-Crítica.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

ASSIS CHAVES VIANA , K.; ROSA DE FREITAS E QUEIROZ, V. CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA A ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I . Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 436–440, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1120. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental