ÁRVORE MEMORIAL: UMA ESTRATÉGIA PARA A SOCIALIZAÇÃO E REFLEXÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS AO BIOMA CERRADO

Autores

  • Michele Cristina da Silva Oliveira Instituto Federal de Goiás
  • Lucimara Afonso de Castilho ULBRA
  • Carlos Cezar da Silva IFG
  • Letícia Azambuja Lopes ULBRA

Resumo

O estudo foi desenvolvido no contexto da disciplina de Ciências da Natureza, um componente curricular do itinerário formativo para o 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do munícipio de Rondonópolis em Mato Grosso. A construção de uma Árvore Memorial teve como foco principal propiciar um momento para que os estudantes socializassem conhecimentos prévios, de forma a refletirem acerca da biodiversidade do Cerrado e sua importância, relacionando a conceituação científica com situações reais. As etapas do trabalho foram fundamentadas na perspectiva dos três momentos pedagógicos (3MPs). A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso e os dados foram coletados a partir de questionário apresentado aos participantes após o processo de exposição da árvore. Os resultados foram discutidos com base na análise de conteúdo.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA, M.; AFONSO DE CASTILHO, L.; CEZAR DA SILVA , C.; AZAMBUJA LOPES, L. ÁRVORE MEMORIAL: UMA ESTRATÉGIA PARA A SOCIALIZAÇÃO E REFLEXÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS AO BIOMA CERRADO . Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 27–32, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1128. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação ambiental, cidadania e Sustentabilidade