CARACTERISTICAS DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO PROGRAMA GOIÁS TEC – ENSINO MÉDIO AO ALCANCE DE TODOS

Autores

  • Dávila Marçal Martins Universidade Federal de Jataí
  • Ari Raimann Universidade Federal de Goiás

Resumo

Ao pesquisar sobre o trabalho docente nas escolas rurais do município de Jataí no sudoeste goiano, identificou-se o ensino presencial mediado por tecnologias nas escolas rurais, indígenas e quilombolas por meio do Programa Goiás Tec – Ensino Médio ao Alcance de Todos. Neste programa, professores formadores, gravam aulas para serem transmitidas a todas as instituições da zona rural de todo o Estado de Goiás. Os alunos que assistem essas aulas estão sendo acompanhados por um professor mediador. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar a gestão da educação que sustenta as ações pedagógicas empreendidas pelo Programa Goiás Tec. A questão norteadora é: qual é o tipo de educação que se encontra por trás desse modelo de ensino? Por meio de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa que buscou conhecimentos sobre o atual modelo de gestão da educação no Brasil e a sua implicação nas políticas educacionais, foi possível considerar que uma educação que não propicia debates, questionamentos e discussões acerca dos conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade, impondo aos alunos, aulas que foram planejadas para serem transmitidas em larga escala, objetiva apenas, a manutenção de uma sociedade já preestabelecida.

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Publicado

29.12.2023

Como Citar

MARÇAL MARTINS, D.; RAIMANN, A. CARACTERISTICAS DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO PROGRAMA GOIÁS TEC – ENSINO MÉDIO AO ALCANCE DE TODOS . Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 271–280, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1134. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula

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