CICLISMO, SAÚDE FÍSICA E MENTAL: UMA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Eudes Cabral da Silva cabrales1108@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás
  • Marluce Silva Sousa marluce.sousa@ifg.edu.br
    IFG

Resumo

A crescente preocupação com os desafios ambientais e a promoção da saúde física e mental tem levado à busca por novas abordagens educativas que integrem esses aspectos de forma a promover a saúde física e mental das pessoas, a capacitar para uma reflexão crítica sobre hábitos e suas relações com o meio ambiente, bem como a sensibilizar sobre a importância da sustentabilidade e sobre a necessidade da preservação ambiental. Assim, essa pesquisa busca identificar autores que refletem sobre Educação Ambiental e ciclismo na tentativa de compreender como esta prática pode contribuir para a formação de sujeitos críticos e engajados na conservação ambiental. O método de pesquisa refere-se a um levantamento bibliográfico. A partir das leituras realizadas para a pesquisa percebe-se o ciclismo se destaca como uma atividade que proporciona benefícios diretos à saúde, além de atuar como um meio de sensibilização sobre a importância da conservação ambiental.

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Publicado

10.12.2025

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Como Citar

CABRAL DA SILVA, Eudes; SILVA SOUSA, Marluce. CICLISMO, SAÚDE FÍSICA E MENTAL: UMA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2978. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Educação ambiental, cidadania e Sustentabilidade