(IN)FORMAÇÃO: REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR.

Autores

  • Clertan Souza Martins de Paula clertanpuc@gmail.com
    IFG - Câmpus Jataí
  • Sandra Regina Longhin srlonghin@gmail.com
    IFG - Câmpus Jataí

Resumo

Este estudo analisa conhecimentos e percepções sobre dengue em uma comunidade escolar de Jataí-GO a partir de dois questionários on-line: um voltado à comunidade ampliada (n=146) e outro a estudantes do 8º ano (n=31). Os instrumentos foram divulgados por canais institucionais digitais, com garantia de anonimato, e as respostas foram tratadas por estatística descritiva. Observou-se reconhecimento amplo de práticas preventivas cotidianas, concomitante a lacunas conceituais sobre identificação do vetor, sinais e sintomas e papel da ciência e da tecnologia. A distribuição territorial das respostas foi concentrada em poucos bairros e os autorrelatos mensais indicaram picos em meses chuvosos, reforçando a necessidade de ações educativas contínuas e situadas no território. Os achados oferecem subsídios para sequências didáticas e estratégias intersetoriais, sem avaliar a efetividade de intervenções específicas.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

SOUZA MARTINS DE PAULA, Clertan; REGINA LONGHIN, Sandra. (IN)FORMAÇÃO: REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 14–19, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2980. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Linguagem, cultura, sociedade, inclusão, diversidade e construções identitárias