ARGUMENTAÇÃO EM PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

Autores

  • Tatiana da Silva Leal tatiana.leal@discente.ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí - UFJ
  • Silvio Ribeiro da Silva shivonda@ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí - UFJ

Resumo

Este artigo contém dados referentes a uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí. O objetivo geral do estudo é analisar as propostas de produção de texto escrito, com o aspecto ‘argumentar’, presentes em uma coleção de livro didático de português e sua relação com as competências 3 e 4 do Enem. Neste artigo, porém, serão apresentados dados referentes a um objetivo: apresentar e discutir quantitativamente o trabalho desenvolvido com as capacidades de linguagem dominantes presentes na argumentação (sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição) nas propostas de produção de texto escrito. A origem desta investigação se deu a partir da prática docente em turmas de 3ª série do Ensino Médio nas quais a coleção analisada era utilizada. Este estudo é de base bibliográfica, documental e quanti-qualitativa. Como resultado, foi verificado, ao longo da coleção, que há maior ocorrência da Sustentação e que não houve nenhuma ocorrência da Negociação. No aspecto teórico-metodológico, foram consideradas as contribuições de Citelli (1991), Batista (2016), Koch (1993), Bakhtin (2003), Schneuwly e Dolz (2010), dentre outros estudiosos do assunto.

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Publicado

10.12.2025

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Como Citar

DA SILVA LEAL, Tatiana; RIBEIRO DA SILVA, Silvio. ARGUMENTAÇÃO EM PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 39–50, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2983. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Linguagem, cultura, sociedade, inclusão, diversidade e construções identitárias