TEXTOS MOTIVACIONAIS NO INSTAGRAM E GÊNERO DO DISCURSO: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA
Resumo
Este estudo emergiu das minhas percepções críticas enquanto observava a influência do poder da língua no comportamento social, especialmente nas ações que são impulsionadas, em determinadas esferas, por meio dela, seja no campo político, econômico ou no comportamento singular e suas interações. Partindo desse campo de observação, destacam-se as influências dos textos denominados “textos motivacionais”, selecionados como objeto de estudo por apresentarem, de forma abrangente, fortes impactos relacionados ao foco como autoestima, superação, motivação, gratidão, mudanças de hábitos e entre outros. Ressalte-se, ainda, que se busca alcançar a compreensão lógica e a identificação de padrões que possam ser reconhecidos como constituintes do gênero do discurso. Além de identificar influências exercidas por meio do discurso e do enunciado. Nesse contexto, é fundamental levantar questionamentos que conduzam a respostas claras, como: verificar se os textos motivacionais, amplamente disseminados nas mídias digitais e caracterizados pela interação responsiva, ou seja, se há uma ação e uma resposta a essa ação, podem ser considerados um gênero discursivo ou, ainda, como podem ser categorizados. Tal investigação está em desenvolvimento no trabalho de conclusão de curso (TCC) na Universidade Federal de Jataí. A proposta é analisar, a partir da teoria de gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin, se textos motivacionais publicados em alguns perfis no Instagram configuram-se como um gênero do discurso, considerando seus elementos temáticos, estilísticos e composicionais. Assim, tem como um dos objetivos específicos identificar e descrever os elementos temáticos, estilísticos e composicionais recorrentes nas mensagens motivacionais selecionadas, utilizando como fundamento teórica as discussões em Bakhtin (1997), Bakhtin/Volochíno. (1981), Molica e Braga (2004), Fiorin (2006), Knoll (2011), Gonçalves e Sipriano (2013), Souza (2002), Eco (2016). Em conformidade, a metodologia utilizada consiste em uma pesquisa quanti-qualitativa, interpretativa e bibliográfica. Os dados serão selecionados e organizados a partir da pesquisa documental e análise de conteúdo proposta por meio dos processos de seleção, identificação, análise e verificação, avaliando se as mensagens motivacionais analisadas podem ser reconhecidas como pertencentes a um gênero do discurso ou se se trata apenas de práticas discursivas dispersas. Sob essa perspectiva, espero obter, como resultado, regularidades formais, estáveis e funcionais que indiquem uma classificação de gêneros segundo os conceitos composicionais de Bakhtin. Proponho, ao fim desta exposição, uma pequena análise das eventuais influências ocasionadas pelos textos motivacionais na rede. social Instagram, sob a ótica ideológica do discurso bakhtiniano. Por fim, realizo uma síntese crítica acerca, do propósito comunicativo, conforme a teoria de Bakhtin.
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