AVALIAÇÕES EXTERNAS E EM LARGA ESCALA NO ESTADO DE GOIÁS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS
Resumo
Este artigo buscou mapear e analisar as produções acadêmicas (dissertações e teses) que se debruçam sobre as avaliações externas no contexto do estado de Goiás, por meio de uma pesquisa qualitativa, classificada como Revisão Sistemática da Literatura, utilizando o método da Análise de Conteúdo, discutiu por meio de três Unidades de Registro e uma Categoria de Análise, os principais enfoques destas pesquisas. Foi identificado que 64% dessas pesquisas têm seu enfoque nas políticas de avaliação. O estudo conclui que as avaliações externas, ao focar na mensuração de resultados, podem levar a uma visão reducionista e gerencialista da educação, desconsiderando fatores extraescolares, como o contexto socioeconômico. É necessário um olhar mais holístico, que combine a análise de dados com práticas pedagógicas humanizadas. Destaca ainda a necessidade de estudos que busquem a compreensão de como os professores atuam diante dessas avaliações, considerando as avaliações e o currículo determinado.
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