AVALIAÇÕES EXTERNAS E EM LARGA ESCALA NO ESTADO DE GOIÁS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS

Autores

  • Alessandro Pires de Carvalho alessandro.carvalho@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás
  • Luciano Duarte da Silva luciano.duarte@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás
  • Acelmo de Jesus Brito acelmo@unemat.br
    UNEMAT Barra do Bugres
  • Regimar Alves Ferreira regimar.mat@gmail.com
    IFG - CÂMPUS JATAÍ
  • Allan Kardec Messias da Silva allankardec@unemat.br
    UNEMAT / IFG

Resumo

Este artigo buscou mapear e analisar as produções acadêmicas (dissertações e teses) que se debruçam sobre as avaliações externas no contexto do estado de Goiás, por meio de uma pesquisa qualitativa, classificada como Revisão Sistemática da Literatura, utilizando o método da Análise de Conteúdo, discutiu por meio de três Unidades de Registro e uma Categoria de Análise, os principais enfoques destas pesquisas. Foi identificado que 64% dessas pesquisas têm seu enfoque nas políticas de avaliação. O estudo conclui que as avaliações externas, ao focar na mensuração de resultados, podem levar a uma visão reducionista e gerencialista da educação, desconsiderando fatores extraescolares, como o contexto socioeconômico. É necessário um olhar mais holístico, que combine a análise de dados com práticas pedagógicas humanizadas. Destaca ainda a necessidade de estudos que busquem a compreensão de como os professores atuam diante dessas avaliações, considerando as avaliações e o currículo determinado.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

PIRES DE CARVALHO, Alessandro; DUARTE DA SILVA, Luciano; DE JESUS BRITO, Acelmo; ALVES FERREIRA, Regimar; MESSIAS DA SILVA, Allan Kardec. AVALIAÇÕES EXTERNAS E EM LARGA ESCALA NO ESTADO DE GOIÁS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 189–200, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2999. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)