ENTRE ENTENDIMENTOS E PRÁTICAS: COMO OS DOCENTES PERCEBEM A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM SEXUALIDADE (EIS)

Autores

  • Rone Rosa Martins ronerosamartins@gmail.com
    UFG

Resumo

Este artigo investiga os desafios enfrentados por professores da educação básica ao abordar a Educação Integral em Sexualidade (EIS), considerando normas, resistências socioculturais e lacunas na formação. A pesquisa explora como essas resistências se manifestam na escola e seus impactos na formação e prática docente. O objetivo é analisar os discursos, experiências, silenciamentos e estratégias pedagógicas mobilizadas pelos professores diante das barreiras impostas pela temática da sexualidade. A metodologia qualitativa empregou a análise de conteúdo (Bardin, 2011) de questionários aplicados a docentes de uma escola pública no estado de Goiás. A fundamentação teórica baseia-se em Michel Foucault, Guacira Lopes Louro e Mary Neide Damico Figueiró. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento da relevância da EIS, persistem silenciamentos decorrentes da insegurança institucional, da carência de formação e do temor de conflitos com famílias e gestores. No entanto, surgem experiências pedagógicas que desafiam o currículo oficial, apontando para atuações críticas e emancipadoras. Uma formação docente que incorpore os direitos humanos é essencial para estabelecer práticas de Educação Integral em Sexualidade na escola que desafiem as normas atuais.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

ROSA MARTINS, Rone. ENTRE ENTENDIMENTOS E PRÁTICAS: COMO OS DOCENTES PERCEBEM A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM SEXUALIDADE (EIS). Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 207–218, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3001. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar