PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS HÍBRIDOS DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIA

Autores

  • Geovanna Gomes De Jesus qeovannagomes68@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás - Jataí
  • Rosenilde Nogueira Paniago rosenilde.paniago@ifgoiano.edu.br
    IF Goiano - Campus Rio Verde

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar como o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pode configurar-se como um espaço híbrido de formação docente, articulando Instituição de Ensino Superior, escola e comunidade e valorizando os saberes construídos nesses diferentes contextos. A pesquisa, em andamento, envolve licenciandos(as) de Ciências Biológicas e Química e adota uma abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorre por meio da análise de narrativas registradas em portfólios de estudantes participantes do PIBID e da Residência Pedagógica. Como produto educacional, está sendo elaborada uma proposta pedagógica voltada à imersão investigativa na escola, possibilitando aos(às) licenciandos(as) conhecer a comunidade do entorno escolar e compreender suas dinâmicas socioculturais. A validação do produto ocorre por meio de narrativas de bolsistas e da pesquisadora. Espera-se que os resultados contribuam para o fortalecimento da formação docente, promovendo práticas mais contextualizadas e sensíveis à realidade escolar.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

GOMES DE JESUS, Geovanna; NOGUEIRA PANIAGO, Rosenilde. PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS HÍBRIDOS DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 245–250, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3005. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar