PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS HÍBRIDOS DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIA
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar como o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pode configurar-se como um espaço híbrido de formação docente, articulando Instituição de Ensino Superior, escola e comunidade e valorizando os saberes construídos nesses diferentes contextos. A pesquisa, em andamento, envolve licenciandos(as) de Ciências Biológicas e Química e adota uma abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorre por meio da análise de narrativas registradas em portfólios de estudantes participantes do PIBID e da Residência Pedagógica. Como produto educacional, está sendo elaborada uma proposta pedagógica voltada à imersão investigativa na escola, possibilitando aos(às) licenciandos(as) conhecer a comunidade do entorno escolar e compreender suas dinâmicas socioculturais. A validação do produto ocorre por meio de narrativas de bolsistas e da pesquisadora. Espera-se que os resultados contribuam para o fortalecimento da formação docente, promovendo práticas mais contextualizadas e sensíveis à realidade escolar.
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