JOGO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: EXPLORANDO A EVOLUÇÃO DAS PLANTAS TERRESTRES

Autores

  • José Carlos Amaro da Silva carlos.amaro@ufpe.br
    UFPE-CAV
  • Ana Karoline de Oliveira karoline.oliveira2@ufpe.br
    UFPE-CAV
  • Kesia Maria Da Silva kesia.maria@ufpe.br
    UFPE-CAV
  • Larissa Maria Santos Da Silva larissa.lmssilva@ufpe.br
    UFPE-CAV
  • Lázaro José de Souza lazaro.jsouza@ufpe.br
    UFPE-CAV
  • Wilma Silva Araujo wilma.silvaaraujo@ufpe.br
    UFPE-CAV
  • Reynan Lucas de Lima Gomes reynan.lucas@ufrpe.br
    UFRPE
  • Ricardo Neves ricardo.fneves2@ufpe.br
    UFPE-CAV

Resumo

O trabalho tem como objetivo propor a elaboração do jogo didático-pedagógico “Painel Evolutivo das Plantas Terrestres”, voltado ao ensino de Botânica no Ensino Médio. A abordagem da evolução das plantas terrestres por meio de jogos reforça a importância desse conteúdo, visto que, apesar de desempenharem papel essencial no surgimento da diversidade terrestre, as plantas costumam ser negligenciadas nos estudos sobre evolução. Nesse sentido, os jogos podem tornar o aprendizado mais acessível, aprofundando os conhecimentos dos estudantes de forma simplificada e lúdica. O jogo foi idealizado por licenciandos do curso de Ciências Biológicas (UFPE-CAV) para ser aplicado em aulas de Biologia e apresenta um painel dividido em quatro partes, representando os grupos Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. Além disso, é acompanhado de 60 cartas com informações sobre a evolução desses grupos, elaboradas a partir de livros didáticos e de ensino superior. A confecção utilizou materiais de baixo custo, com design produzido na plataforma Canva. Durante a dinâmica, os alunos devem analisar e associar corretamente as cartas aos grupos de plantas, justificando suas escolhas. Assim, o jogo pode promover maior interesse e compreensão em Botânica, incentivando a reflexão, a resolução de desafios e o desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e comunicativas.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

CARLOS AMARO DA SILVA, José; DE OLIVEIRA, Ana Karoline; MARIA DA SILVA, Kesia; MARIA SANTOS DA SILVA, Larissa; JOSÉ DE SOUZA, Lázaro; SILVA ARAUJO, Wilma; LUCAS DE LIMA GOMES, Reynan; NEVES, Ricardo. JOGO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: EXPLORANDO A EVOLUÇÃO DAS PLANTAS TERRESTRES. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 408–419, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3023. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Biologia