JOGO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: EXPLORANDO A EVOLUÇÃO DAS PLANTAS TERRESTRES
Resumo
O trabalho tem como objetivo propor a elaboração do jogo didático-pedagógico “Painel Evolutivo das Plantas Terrestres”, voltado ao ensino de Botânica no Ensino Médio. A abordagem da evolução das plantas terrestres por meio de jogos reforça a importância desse conteúdo, visto que, apesar de desempenharem papel essencial no surgimento da diversidade terrestre, as plantas costumam ser negligenciadas nos estudos sobre evolução. Nesse sentido, os jogos podem tornar o aprendizado mais acessível, aprofundando os conhecimentos dos estudantes de forma simplificada e lúdica. O jogo foi idealizado por licenciandos do curso de Ciências Biológicas (UFPE-CAV) para ser aplicado em aulas de Biologia e apresenta um painel dividido em quatro partes, representando os grupos Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. Além disso, é acompanhado de 60 cartas com informações sobre a evolução desses grupos, elaboradas a partir de livros didáticos e de ensino superior. A confecção utilizou materiais de baixo custo, com design produzido na plataforma Canva. Durante a dinâmica, os alunos devem analisar e associar corretamente as cartas aos grupos de plantas, justificando suas escolhas. Assim, o jogo pode promover maior interesse e compreensão em Botânica, incentivando a reflexão, a resolução de desafios e o desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e comunicativas.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 0 pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Licenciatura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.