QUE DELÍCIA DE MATEMÁTICA! O ENSINO INVESTIGATIVO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

Autores

  • Luiz Carlos Marinho de Araújo marinhoaluiz@hotmail.com
    Escola Municipal Dídimo Pereira de Vasconcelos

Resumo

O ensino de Matemática, nos últimos anos, tem demandado esforços para superar o afastamento dos estudantes da área da Matemática, que, ao longo dos anos, vem se mantendo como uma disciplina de difícil aprendizado e sem relação com o contexto dos estudantes. Desse modo, a área tem exigido do professor a criação de diferentes recursos metodológicos com o objetivo de desmistificar o mito de que o aprendizado matemático não tem nenhuma associação com o cotidiano dos estudantes. Diante desta realidade, este trabalho de abordagem qualitativa tem como objetivo divulgar algumas estratégias metodológicas desenvolvidas pelo professor e autor deste artigo, visando a socialização das possibilidades didático-metodológicas para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais a partir de um fazer pedagógico investigativo nas aulas de Matemática em escolas públicas municipais em um município baiano. Obteve-se como resultado o aumento do índice de aprendizado dos estudantes, maior interesse e envolvimento pelas aulas de Matemática e uma aproximação do componente curricular com o contexto dos estudantes que passaram a perceber o quanto a Matemática está presente em suas relações sociais e familiares. Tais resultados foram alcançados após o processo de análise, seguindo pelas etapas de Construção, (Des)construção e (Re)construção dos dados, constituído por fotos e relatos dos estudantes.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

CARLOS MARINHO DE ARAÚJO, Luiz. QUE DELÍCIA DE MATEMÁTICA! O ENSINO INVESTIGATIVO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 420–431, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3024. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática