QUE DELÍCIA DE MATEMÁTICA! O ENSINO INVESTIGATIVO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
Resumo
O ensino de Matemática, nos últimos anos, tem demandado esforços para superar o afastamento dos estudantes da área da Matemática, que, ao longo dos anos, vem se mantendo como uma disciplina de difícil aprendizado e sem relação com o contexto dos estudantes. Desse modo, a área tem exigido do professor a criação de diferentes recursos metodológicos com o objetivo de desmistificar o mito de que o aprendizado matemático não tem nenhuma associação com o cotidiano dos estudantes. Diante desta realidade, este trabalho de abordagem qualitativa tem como objetivo divulgar algumas estratégias metodológicas desenvolvidas pelo professor e autor deste artigo, visando a socialização das possibilidades didático-metodológicas para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais a partir de um fazer pedagógico investigativo nas aulas de Matemática em escolas públicas municipais em um município baiano. Obteve-se como resultado o aumento do índice de aprendizado dos estudantes, maior interesse e envolvimento pelas aulas de Matemática e uma aproximação do componente curricular com o contexto dos estudantes que passaram a perceber o quanto a Matemática está presente em suas relações sociais e familiares. Tais resultados foram alcançados após o processo de análise, seguindo pelas etapas de Construção, (Des)construção e (Re)construção dos dados, constituído por fotos e relatos dos estudantes.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 0 pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Licenciatura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.