UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA COM DESIGN THINKING E MODELAGEM 3D
Resumo
No presente artigo apresenta-se um recorte de dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. A proposta consiste na aplicação do Design Thinking como estratégia para o ensino-aprendizagem da geometria, fundamentada na perspectiva da Educação Maker voltada à Educação Básica. O objetivo foi promover o desenvolvimento de conceitos de geometria plana e espacial por meio do Design Thinking e da modelagem 3D, aplicados em um projeto real de construção de uma horta escolar, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou, como procedimentos de coleta de dados, a observação e o registro em diário de campo. A proposta pedagógica teve como tema gerador a construção da horta para a exploração de conteúdos de geometria plana, especialmente relacionados a área, perímetro e formas bidimensionais. Os resultados evidenciaram maior envolvimento dos estudantes, desenvolvimento da autonomia e aprofundamento da compreensão dos conteúdos matemáticos, fortalecimento de habilidades como pensamento crítico, criatividade e trabalho colaborativo. Com efeito, as práticas makers favoreceram a articulação entre teoria-prática e contribuíram para ampliar a percepção dos estudantes sobre o papel social da matemática e reafirmaram o potencial de abordagens pedagógicas inovadoras na escola pública.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 0 pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Licenciatura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.