UTILIZAÇÃO DO JOGO COM PENTAMINÓS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Elaine Moreira da Rocha Rodrigues elainemat.ifg@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Jataí/GO)
  • Weslei Silva de Araujo wesleisilvaa14@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Jataí/GO)
  • Adriana Aparecida Molina Gomes adriana.molina@ufms.br
    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMT)

Resumo

Este artigo apresenta as observações e resultados de uma pesquisa em uma oficina, resultante de um trabalho proposto na disciplina “Tendências em Educação Matemática”, do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (IFG campus Jataí/GO), para apresentação das linhas de pesquisa no primeiro semestre de 2025. O objetivo foi coletar informações sobre o uso de jogos no ensino e verificar as contribuições para solucionar problemas. A oficina foi realizada com alunos do 9º ano da rede pública, que utilizou o jogo de pentaminós para explorar conceitos geométricos de forma lúdica, em quatro encontros. Os Resultados mostraram que a abordagem contribuiu para o desenvolvimento cognitivo, ligando teoria e prática.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

MOREIRA DA ROCHA RODRIGUES, Elaine; SILVA DE ARAUJO, Weslei; APARECIDA MOLINA GOMES, Adriana. UTILIZAÇÃO DO JOGO COM PENTAMINÓS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 449–457, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3027. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática