LUDICIDADE E TDIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS DO DUA E DA BNCC PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Luciene Rodrigues Ribeiro luciene.gb@gmail.com
    UEG
  • Clodoaldo Valverde valverde@ueg.br
    UEG

Resumo

Este artigo examina práticas no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, integrando ludicidade e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em contextos inclusivos. Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa, de sete estudos publicados entre 2016 e 2024 sobre jogos digitais, recursos lúdicos e estratégias acessíveis para estudantes com necessidades educacionais específicas (deficiência intelectual, surdez e TEA). Os achados apontam engajamento, aprendizagem ativa, desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas e ampliação da acessibilidade. Também evidenciam desafios: lacunas na formação docente, carência de infraestrutura e demanda por materiais adaptados. Além de sintetizar evidências, o estudo identifica tendências emergentes no uso de TDIC e ludicidade, lacunas pouco exploradas no Ensino Fundamental e possibilidades de aplicação mediante adaptações didáticas alinhadas ao Desenho Universal para Aprendizagem. Conclui-se que a articulação entre ludicidade e TDIC potencializa a aprendizagem inclusiva em Ciências, desde que acompanhada de políticas de formação continuada e suporte institucional.

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Publicado

10.12.2025

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Como Citar

RODRIGUES RIBEIRO, Luciene; VALVERDE, Clodoaldo. LUDICIDADE E TDIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS DO DUA E DA BNCC PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NOS ANOS INICIAIS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 544–555, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3037. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental