LUDICIDADE E TDIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS DO DUA E DA BNCC PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NOS ANOS INICIAIS
Resumo
Este artigo examina práticas no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, integrando ludicidade e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em contextos inclusivos. Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa, de sete estudos publicados entre 2016 e 2024 sobre jogos digitais, recursos lúdicos e estratégias acessíveis para estudantes com necessidades educacionais específicas (deficiência intelectual, surdez e TEA). Os achados apontam engajamento, aprendizagem ativa, desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas e ampliação da acessibilidade. Também evidenciam desafios: lacunas na formação docente, carência de infraestrutura e demanda por materiais adaptados. Além de sintetizar evidências, o estudo identifica tendências emergentes no uso de TDIC e ludicidade, lacunas pouco exploradas no Ensino Fundamental e possibilidades de aplicação mediante adaptações didáticas alinhadas ao Desenho Universal para Aprendizagem. Conclui-se que a articulação entre ludicidade e TDIC potencializa a aprendizagem inclusiva em Ciências, desde que acompanhada de políticas de formação continuada e suporte institucional.
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