VALIDAÇÃO DO JOGO DE TABULEIRO “CAMINHO DAS OPERAÇÕES” COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA TABUADA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Lucia Xavier Gonçalves xavierbio2013@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Nilcyneia Domingos Silva De Queiroz nilcyneia.queiroz@ueg.br
    UEG - Universidade Estadual de Goiás
  • Josemir do Carmo josemir_carmo@hotmail.com
    UEG - Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este artigo apresenta a validação de um protótipo de jogo de tabuleiro denominado “Caminho das Operações”, elaborado como recurso didático para auxiliar no ensino da tabuada de adição, subtração, multiplicação e divisão. O estudo foi idealizado como atividade da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC no ensino de Ciências e Matemática, do PPGECM/IFG, e aplicado com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Rio Verde – GO, tendo como objetivo verificar a pertinência e a eficácia do jogo como estratégia pedagógica. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com abordagem descritiva, por meio da aplicação do jogo em sala de aula e da coleta de impressões dos alunos e do professor regente. Os resultados indicaram que o recurso possibilitou maior engajamento, favoreceu a aprendizagem da tabuada e contribuiu para a socialização entre os estudantes. Conclui-se que o jogo se apresenta como instrumento pedagógico viável e motivador, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem da tabuada.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

XAVIER GONÇALVES, Maria Lucia; DOMINGOS SILVA DE QUEIROZ, Nilcyneia; DO CARMO, Josemir. VALIDAÇÃO DO JOGO DE TABULEIRO “CAMINHO DAS OPERAÇÕES” COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA TABUADA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 556–567, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3038. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental