VALIDAÇÃO DO JOGO DE TABULEIRO “CAMINHO DAS OPERAÇÕES” COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA TABUADA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo apresenta a validação de um protótipo de jogo de tabuleiro denominado “Caminho das Operações”, elaborado como recurso didático para auxiliar no ensino da tabuada de adição, subtração, multiplicação e divisão. O estudo foi idealizado como atividade da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC no ensino de Ciências e Matemática, do PPGECM/IFG, e aplicado com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Rio Verde – GO, tendo como objetivo verificar a pertinência e a eficácia do jogo como estratégia pedagógica. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com abordagem descritiva, por meio da aplicação do jogo em sala de aula e da coleta de impressões dos alunos e do professor regente. Os resultados indicaram que o recurso possibilitou maior engajamento, favoreceu a aprendizagem da tabuada e contribuiu para a socialização entre os estudantes. Conclui-se que o jogo se apresenta como instrumento pedagógico viável e motivador, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem da tabuada.
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