ENIGMAS E DESAFIOS: LÍNGUA MATERNA E LINGUAGEM MATEMÁTICA NUMA TURMA DE 4ºANO DE ESCOLA RURAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
A presente pesquisa está sendo desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática – Mestrado Profissional – no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí. Este estudo de abordagem qualitativa, tem como objetivo desvelar contribuições das atividades com enigmas, relacionadas à interpretação da língua materna, para o raciocínio lógico, a curiosidade, a resolução de problemas na linguagem matemática. Tendo como público-alvo dezoito estudantes do quarto ano do ensino fundamental de uma escola da área rural do município de Jataí-Goiás. Foram realizadas atividades enigmáticas, lúdicas e diversificadas, pois acreditamos que essas atividades trazem em si um potencial motivador e criativo no desenvolvimento de capacidades mencionadas como essenciais para a autonomia de um/a cidadão/cidadã crítico/a no mundo em que vive. Ao final, tem-se como produto educacional, a confecção de um livreto de enigmas produzidos pelos/as estudantes.