ENIGMAS E DESAFIOS: LÍNGUA MATERNA E LINGUAGEM MATEMÁTICA NUMA TURMA DE 4ºANO DE ESCOLA RURAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Karine Andrea Aimi Instituto Federal de Goiás/Campus Jataí e Secretaria Municipal de Educação de Jataí
  • Flomar Ambrosina Oliveira Chagas Instituto Federal de Goiás/Campus Jataí

Resumo

A presente pesquisa está sendo desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática – Mestrado Profissional – no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí. Este estudo de abordagem qualitativa, tem como objetivo desvelar contribuições das atividades com enigmas, relacionadas à interpretação da língua materna, para o raciocínio lógico, a curiosidade, a resolução de problemas na linguagem matemática. Tendo como público-alvo dezoito estudantes do quarto ano do ensino fundamental de uma escola da área rural do município de Jataí-Goiás. Foram realizadas atividades enigmáticas, lúdicas e diversificadas, pois acreditamos que essas atividades trazem em si um potencial motivador e criativo no desenvolvimento de capacidades mencionadas como essenciais para a autonomia de um/a cidadão/cidadã crítico/a no mundo em que vive. Ao final, tem-se como produto educacional, a confecção de um livreto de enigmas produzidos pelos/as estudantes.

Downloads

Publicado

18.07.2023

Como Citar

AIMI, K. A.; OLIVEIRA CHAGAS, F. A. ENIGMAS E DESAFIOS: LÍNGUA MATERNA E LINGUAGEM MATEMÁTICA NUMA TURMA DE 4ºANO DE ESCOLA RURAL EM TEMPOS DE PANDEMIA . Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 80–84, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/276. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente