DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: A VULNERABILIDADE DO MUNICÍPIO DE DOM AQUINO-MT

Autores

  • Gedeone Ferreira Lima UFR
  • Dejelaine Roberto dos Santos Secretaria da Educação de Mato Grosso
  • Fernanda Machado Secretaria da Educação de Mato Grosso
  • Valnair Aparecida Matsumoto SEDUC MT

Resumo

O uso da tecnologia é uma ferramenta de construção das relações sociais, implicando novas formas de aprendizagem e de democratização do acesso ao conhecimento. O presente estudo teve por objetivo refletir sobre os desafios da educação em tempos de pandemia, no município de Dom Aquino – MT. Nesta reflexão, percebemos o quanto o ensino de nossas crianças e jovens estava comprometido e o quanto não havia um pensamento voltado para atuação do professor, fator imprescindível para avançar nas estratégias, práticas, conhecimentos e habilidades para que tivéssemos professores melhores qualificados para o período e alunos bem atendidos. As cobranças vieram e pouco se buscou para entender a realidade e as necessidades dos alunos e professores em um momento tão atípico e incerto. A metodologia utilizada foi coleta de dados nas instituições de ensino, e relatos de professores e alunos envolvidos em um cenário que exigiu mudanças no processo de ensino aprendizagem.

Downloads

Publicado

18.07.2023

Como Citar

FERREIRA LIMA , G.; ROBERTO DOS SANTOS, D.; MACHADO, F.; MATSUMOTO, V. A. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: A VULNERABILIDADE DO MUNICÍPIO DE DOM AQUINO-MT. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 161–166, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/284. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula