PARTICIPAÇÃO EM PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: A ATUAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

Autores

  • Tauã Carvalho de Assis taua.assis@ifg.edu.br
    IFG

Resumo

O trabalho se propõe a refletir sobre a participação sociopolítica da Sociedade Civil nos processos de formulação dos Planos Municipais de Educação (PMEs) de três municípios da região de planejamento denominada “Sudoeste Goiano”. São eles: Rio Verde-GO, Jataí-GO e Serranópolis-GO. Discute como a participação nos PMEs foi constituída a partir da perspectiva da Sociedade Civil frente às ações empreendidas pela Sociedade Política. A pesquisa se constituiu a partir da reconstrução de processos sociais (ALONSO, 2016) e teve como referencial teórico o trabalho de Gohn (2011, 2018, 2019). Conclui criando uma tipologia da participação nos municípios estudados.

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Publicado

18.07.2023

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Como Citar

CARVALHO DE ASSIS, Tauã. PARTICIPAÇÃO EM PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: A ATUAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 167–178, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/285. Acesso em: 10 dez. 2025.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula