USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA

Autores

  • Paula Gabriela Ferreira Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG
  • Pedro Henrique Ferreira Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG
  • Wendell Bento Geraldes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

Resumo

Durante o ano de 2020 o mundo todo foi assolado pela pandemia causada pela COVID-19, uma doença viral que surgiu no ano anterior e se espalhou por todos os continentes. Devido a transmissão respiratória rápida característica do vírus, uma das ferramentas utilizadas na prevenção da disseminação foi o isolamento e distanciamento social. Tal medida, exigiu adaptação de todos os setores, incluindo a educação, de modo que as aulas em todos os níveis, passaram a ocorrer de forma remota. O presente estudo buscou avaliar a percepção dos alunos acerca das ferramentas de ensino digital utilizadas durante o período de ensino remoto, bem como o conhecimento acerca das ferramentas disponíveis e a percepção sobre as aulas ministradas a distância e perspectivas para o futuro. Foi possível observar que os em sua maioria compreendem a necessidade do ensino emergencial a distância, mas que preferem aulas presenciais. Os alunos também em sua maioria acreditam que algumas das ferramentas podem continuar sendo usadas após o retorno presencial, devido suas diversas aplicações.

Downloads

Publicado

18.07.2023

Como Citar

FERREIRA BARBOSA, P. G.; FERREIRA BARBOSA, P. H.; GERALDES , W. B. USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 191–202, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/287. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Biologia