A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E O ENSINO DESENVOLVIMENTAL: UM EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVO SOBRE O CONTEÚDO ENERGIA

Autores

  • André Luiz Fernandes de Oliveira Instituto Federal de Goiás
  • Paulo Henrique Souza Instituto Federal de Goiás

Resumo

A pesquisa, de natureza teórica-bibliográfica, aborda e sinaliza alguns elementos importantes da psicologia histórico-cultural e do ensino desenvolvimental por meio de um experimento didático formativo sobre o conceito de energia no ensino de Ciências/Física. Elementos como a mediação, a zona de desenvolvimento proximal, o movimento entre os conceitos do cotidiano com o cientifico, a formação do pensamento teórico, o sistema de ações de estudo e atividade de ensino e aprendizagem estruturam o corpo desta pesquisa. Com base nas categorias materialista histórica dialética, a investigação tem o objetivo de apreender aspectos da organização do ensino que promova o desenvolvimento cognitivo do estudante. Assim buscamos responder o seguinte questionamento: como organizar um ensino que anteceda o desenvolvimento de novas funções psicológicas superiores sobre o conceito de energia? Esta pesquisa tem como metodologia a elaboração e o desenvolvimento do experimento didático formativo a partir das teorias citadas e também sobre o aspecto lógico histórico do conceito de energia. Por fim, a investigação aponta aspectos inerentes a organização do ensino a partir de pressupostos teóricos-metodológicos que sustentem a práxis.

Downloads

Publicado

18.07.2023

Como Citar

FERNANDES DE OLIVEIRA, A. L.; SOUZA, P. H. A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E O ENSINO DESENVOLVIMENTAL: UM EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVO SOBRE O CONTEÚDO ENERGIA . Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 215–226, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/289. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física