A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E O ENSINO DESENVOLVIMENTAL: UM EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVO SOBRE O CONTEÚDO ENERGIA
Resumo
A pesquisa, de natureza teórica-bibliográfica, aborda e sinaliza alguns elementos importantes da psicologia histórico-cultural e do ensino desenvolvimental por meio de um experimento didático formativo sobre o conceito de energia no ensino de Ciências/Física. Elementos como a mediação, a zona de desenvolvimento proximal, o movimento entre os conceitos do cotidiano com o cientifico, a formação do pensamento teórico, o sistema de ações de estudo e atividade de ensino e aprendizagem estruturam o corpo desta pesquisa. Com base nas categorias materialista histórica dialética, a investigação tem o objetivo de apreender aspectos da organização do ensino que promova o desenvolvimento cognitivo do estudante. Assim buscamos responder o seguinte questionamento: como organizar um ensino que anteceda o desenvolvimento de novas funções psicológicas superiores sobre o conceito de energia? Esta pesquisa tem como metodologia a elaboração e o desenvolvimento do experimento didático formativo a partir das teorias citadas e também sobre o aspecto lógico histórico do conceito de energia. Por fim, a investigação aponta aspectos inerentes a organização do ensino a partir de pressupostos teóricos-metodológicos que sustentem a práxis.