UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA

Autores

  • Thaís Prado Siqueira Lôres Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Câmpus-Jataí
  • Carlos Cézar Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Câmpus-Jataí
  • Dilson Silva Lôres Júnior Escola Estadual Antonio Gröhs

Resumo

Este estudo traz uma abordagem qualitativa, com o objetivo de investigar a contribuição de uma sequência didática envolvendo atividades experimentais no ensino de cinética química. Os participantes da pesquisa foram estudantes de 2ª Série do Ensino Médio, de uma escola pública localizada no município de Água Boa - MT. A estratégia didática baseou-se na utilização de atividades experimentais numa proposta investigativa. Buscou-se promover discussão para a solução de situações problemas do cotidiano, vislumbrando a compreensão dos conceitos científicos envolvidos no contexto dos fatores que influenciam as transformações da matéria. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, roda de conversa, gravação de áudios e imagens. Os resultados foram organizados e discutidos partindo da análise textual discursiva das respostas apresentadas pelos participantes nas atividades. As atividades proporcionaram uma visão geral sobre aspectos como experimentação, estrutura física, aprendizagem, possibilidade de diálogo com outras disciplinas da área de Ciências da Natureza.

Downloads

Publicado

18.07.2023

Como Citar

PRADO SIQUEIRA LÔRES, T.; SILVA, C. C.; SILVA LÔRES JÚNIOR, D. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 272–278, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/294. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química