ENTRE O REAL E O IDEAL: FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Aline Cristine Ferreira Braga do Carmo Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí
  • Ivo Luciano da Assunção Rodrigues Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí

Resumo

A educação brasileira, ao longo de sua história, passou por diferentes momentos no que se refere aos padrões e concepções educacionais, pedagógicas e ideológicas, sendo que cada uma das vivências históricas nacionais, referentes à educação, estava e está vinculada aos interesses políticos dos grupos detentores do poder. Em meio a estas inúmeras transformações, ocorridas ao longo do século XX, destacamos a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1961, em que se encontra a polêmica inserção e exclusão das disciplinas de Sociologia e Filosofia no currículo do Ensino Médio brasileiro. A luta, por parte de professores, para que ambas as disciplinas estejam presentes no cotidiano dos alunos, se deve ao desejo de uma formação humana plena, crítica, promotora da autonomia e da emancipação humana, nas escolas de educação básica imersas pela lógica e ideologia neoliberal. O trabalho se desenvolve pela perspectiva marxiana, tendo como metodologia o levantamento bibliográfico acerca da temática e análise dos documentos oficiais. A realidade que se constitui na educação brasileira, no que tange a formação humana, é precária, no entanto a ruptura poderá ocorrer por meio de um ensino crítico e consciente.

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Publicado

01.10.2014

Como Citar

FERREIRA BRAGA DO CARMO, A. C.; DA ASSUNÇÃO RODRIGUES, I. L. ENTRE O REAL E O IDEAL: FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO CONTEMPORÂNEO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 63–70, 2014. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/436. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente