O PAPEL DO CURRÍCULO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CIÊNCIA E SOCIEDADE COMO AGENTES ATIVOS DESTE PROCESSO

Autores

  • Natália Cristina Souza Pereira Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Douglas Pereira Azevedo Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal investigar o papel do currículo escolar na educação matemática, sob dois aspectos: sociedade e ciências. A partir dessas duas temáticas, pretende-se realizar um estudo no qual a reflexão norteará um posicionamento construto para um currículo funcional e real nos espaços escolares, visto que a ciência está presente neste ambiente, da mesma forma que a sociedade interfere neste cenário. Por meio destas assertivas suscitadas, espera-se que este estudo contribua para a construção e compreensão do currículo na educação matemática. Metodologicamente, este estudo encaixa-se como pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo. Desta forma, faz-se necessário um retrospecto diante da relevância prática, teórica das abordagens que estão por detrás deste objeto que é o currículo. A sociedade e a ciência também se entrelaçam neste estudo e oferecem subsídios para a compreensão dos requisitos norteadores presentes na organização e escolha do que ensinar.

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Publicado

01.10.2014

Como Citar

SOUZA PEREIRA, N. C.; PEREIRA AZEVEDO, D. O PAPEL DO CURRÍCULO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CIÊNCIA E SOCIEDADE COMO AGENTES ATIVOS DESTE PROCESSO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 82–92, 2014. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/441. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática