ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A LUZ DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL

Autores

  • Douglas Pereira Azevedo Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar e relacionar Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no processo de ensino-aprendizagem de Matemática sob a ótica da Teoria do Ensino Desenvolvimental do psicólogo russo Vasili V. Davydov, utilizando como recurso potencializador de aprendizagem o software Geogebra. Assim, aborda-se elementos importantes para a compreensão da Teoria do Ensino Desenvolvimental, bem como suas implicações no âmbito educacional. Neste sentido, se faz necessário relacionar a tríade ciência (conhecimento científico), tecnologia (inovações) e sociedade (educação). Os estudos sobre CTS apresentam-se como uma análise crítica e interdisciplinar da Ciência e da Tecnologia num âmbito social, com o objetivo de compreender os aspectos gerais do processo científico-tecnológico.

Downloads

Publicado

2014-10-01

Como Citar

PEREIRA AZEVEDO, D. ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A LUZ DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 93–102, 2014. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/443. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática