A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O SOFTWARE GEOGEBRA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM PESQUISA

Autores

  • Claudimary Moreira Silva Oliveira Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí / Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Iporá/
  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados parciais do projeto de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática desenvolvido no Instituto Federal de Goiás, Câmpus Jataí e busca identificar algumas contribuições da realização do Estágio Supervisionado com pesquisa na formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Iporá. De acordo com as pesquisas dos acadêmicos, a Investigação Matemática com o Geogebra foi importante no processo de ensino dos conteúdos de Matemática por permitir a aprendizagem dos alunos pelas suas próprias construções realizadas de forma dinâmica na interação com o software. O professor mediador foi um orientador no trabalho investigativo enquanto os alunos aprenderam raciocinando, levantando hipótese, conjecturando, experimentando, testando e formalizando matematicamente os conteúdos. Os resultados parciais mostram que a pesquisa possibilitou aos acadêmicos a oportunidade de refletir sobre o ensino de Matemática, sobre a metodologia de Investigação Matemática, sobre o uso dos softwares educacionais, em especial do Geogebra, como recurso de ensino e aprendizagem por meio da vivência das suas primeiras experiências na sala de aula em um contexto desafiador.

Downloads

Publicado

01.10.2014

Como Citar

MOREIRA SILVA OLIVEIRA, C.; DE FREITAS VAZ, D. A. A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O SOFTWARE GEOGEBRA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM PESQUISA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 103–114, 2014. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/444. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática