JUSTIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM DE FÍSICA E SUA IMPORTÂNCIA NO CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Alessandro Costa da Silva Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí
  • Frederico Augusto Toti Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí

Resumo

A partir da Teoria da Atividade Histórico-Cultural apresentamos uma análise crítico-dialética das motivações e metas para a educação científica amplamente discutidas e mencionadas na literatura do Ensino de Ciências (EC). Trata-se de uma revisão da literatura da área que contribui na construção da categoria de Significação Objetiva da Teoria da Atividade, que pode ser entendida como um levantamento histórico das finalidades e justificativas do EC em nível escolar. Historicamente tem-se dado importância ao EC pela sua natureza Humanista, Social, Econômica e Política, por proporcionar meios de situar os sujeitos em um universo técnico-científico, utilizar as ciências para decodificar seu mundo, melhorar as condições gerais de vida, além de garantir a participação dos cidadãos na produção de riquezas. Contribuir com os cidadãos para que possam atuar de forma crítica nas tomadas de decisões e debater sobre assuntos de relevância social que envolvam a ciência e tecnologia, também é uma meta frequentemente mencionada. Os resultados poderão contribuir na formação de professores, com vista a prepará-los para justificar e contribuir com objetivos fundamentais do Ensino de Ciências.

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Publicado

01.10.2014

Como Citar

COSTA DA SILVA, A.; TOTI, F. A. JUSTIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM DE FÍSICA E SUA IMPORTÂNCIA NO CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 138–150, 2014. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/447. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física