O DESEMPENHO DOS ALUNOS DOS 1ª ANOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL DE GOIÁS NOS ANOS DE 2013 E 2014.
Resumo
O presente trabalho analisou o desempenho acadêmico dos alunos do IFG Campus Inhumas
ingressantes no Ensino Técnico nos anos de 2013 e 2014 dos cursos de Química e
Informática. A pesquisa analisou o rendimento dos alunos nos seguintes critérios: 1.
Discrepância das notas entre as disciplinas; 2. Comparação entre as notas de repetentes e
calouros; 3. Comparação entre o nível de rendimento das duas turmas pesquisadas. Foram
analisadas as notas dos alunos nos quatro bimestres dos referidos anos. Esta pesquisa nos
ajudou a compreender diferentes aspectos da avaliação e da gestão escolar, tais como: 1. Os
repetentes têm índice de reprovação extremamente elevado, reforçando o maior contingente
de evasão escolar da Instituição; 2. Disciplinas que “popularmente” são conhecidas como
“fáceis” tiveram índice de reprovação igual as que “tradicionalmente” são conhecidas como
difíceis; 3. O processo de recuperação de notas ainda é uma realidade distante na Instituição
avaliada.