O CORPO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA
Resumo
A partir da compreensão do livro didático como instrumento capaz de oficializar saber, o
objetivo dessa pesquisa foi investigar sob que concepção o corpo humano é abordado e
tratado nos livros didáticos de Biologia, entendendo que a abordagem constatada equivale
àquela própria da escola. Assim, esse trabalho se baseia na pesquisa bibliográfica que analisou
livros de Biologia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), triênio 2012-2014,
utilizados na cidade de Jataí. Verificamos que o corpo que encontramos na escola em geral,
seja nos livros didáticos, seja nos modelos pedagógicos, constitui-se sob uma abordagem
mecanicista, sustentada pelo saber biomédico, que se firmou a partir da sociedade moderna
como fruto do racionalismo, do individualismo e das dissecações anatômicas. Salientamos, a
partir disso, a necessidade de se pensar uma abordagem mais abrangente de corpo, que
consiga estabelecer um diálogo entre a concepção mecanicista, hegemônica e a concepção
cultural, contra hegemônica.