WEBQUEST: O CONHECIMENTO ETNOMATEMÁTICO NAS RECEITAS DE REMÉDIOS CASEIROS PRODUZIDOS A PARTIR DAS PLANTAS MEDICINAIS
Resumo
O presente artigo refere-se ao resultado de um projeto desenvolvido com alunos do 3° ano do
Ensino Médio de uma escola pública do município de Peixoto de Azevedo-MT, envolvendo
atividades matemáticas, a partir da Etnomatemática. Para tanto, objetiva-se evidenciar a
tendência da Etnomatemática em atividades referentes às plantas medicinais desta região. A
metodologia é de cunho qualitativo, retratando uma experiência na prática do processo de
ensino e aprendizagem, com aplicação de uma WebQuest pelos alunos, no sentido de
compreender a aplicabilidade dos conceitos matemáticos em receitas de remédios caseiros
com plantas medicinais. No decorrer do desenvolvimento do projeto pode-se verificar a
aceitação dos alunos a esse tipo de aula que requer uma dinâmica atraente e motivadora à
realização de grande parte dos exercícios matemáticos; buscou-se também realizar um resgate
e interação de diferentes gerações, mediante a iniciativa, tanto jovens quanto idosos puderam
interagir entre si na busca do compartilhamento de experiências e conhecimentos relacionados
ao tema proposto. Obteve-se ainda os pontos positivos e negativos de cada aluno ao analisar a
desenvoltura no estudo da disciplina, o conhecimento cultural e a interação com a turma e
demais pessoas envolvidas no projeto de pesquisa.