USO DE VÍDEOS COMO ATIVIDADE EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
A Química é abordada na maioria das escolas de maneira complexa e desvinculada do
contexto social dos alunos. Nesse contexto, se faz necessário a busca por métodos de ensino
que possibilitem aos alunos criarem seus próprios conceitos e aprender de forma dinâmica. O
uso de vídeos com experimentos demonstrativos investigativos foi uma ferramenta
motivadora para o Ensino de Química. Com base em momentos pedagógicos, verificou-se a
sua contribuição para a aprendizagem de conceitos relacionados com a solubilidade dos gases.
O trabalho consistiu na aplicação de uma estratégia didática em uma sala de aula composta
por vinte e cinco alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública em Jataí –
Goiás. A coleta de dados foi em três etapas, questionários: prévio, pós-vídeo e final. A
interpretação das respostas foi realizada por Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram
que a sequência didática possibilitou ao aluno a construir seu próprio conhecimento.