USO DE VÍDEOS COMO ATIVIDADE EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Anna Gabriella da Silva Oliveira IFG Câmpus Jataí
  • Carlos Cézar da Silva IFG Câmpus Jataí

Resumo

A Química é abordada na maioria das escolas de maneira complexa e desvinculada do
contexto social dos alunos. Nesse contexto, se faz necessário a busca por métodos de ensino
que possibilitem aos alunos criarem seus próprios conceitos e aprender de forma dinâmica. O
uso de vídeos com experimentos demonstrativos investigativos foi uma ferramenta
motivadora para o Ensino de Química. Com base em momentos pedagógicos, verificou-se a
sua contribuição para a aprendizagem de conceitos relacionados com a solubilidade dos gases.
O trabalho consistiu na aplicação de uma estratégia didática em uma sala de aula composta
por vinte e cinco alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública em Jataí –
Goiás. A coleta de dados foi em três etapas, questionários: prévio, pós-vídeo e final. A
interpretação das respostas foi realizada por Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram
que a sequência didática possibilitou ao aluno a construir seu próprio conhecimento.

Downloads

Publicado

01.10.2015

Como Citar

DA SILVA OLIVEIRA, A. G.; DA SILVA, C. C. USO DE VÍDEOS COMO ATIVIDADE EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 328–331, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/502. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química