AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE GOIÁS: APONTAMENTOS INICIAIS
Resumo
Este trabalho apresenta um excerto relacionado a pesquisa de mestrado desenvolvida no IFG- Jataí com o objetivo de investigar a presença de discussões acerca da avaliação da aprendizagem nas disciplinas que compõem a matriz curricular dos cursos de Licenciatura em Matemática de Goiás. Tal investigação se justifica pelo fato de que enquanto professores, estamos incumbidos não apenas de ensinar, mas também de avaliar e essa atividade aponta para a necessidade de se propor debates sobre esse assunto pois essa prática pode ser compreendida e executada por distintas e divergentes concepções, revelando a polissemia de significados atribuída a prática de avaliar, dentro do contexto educacional. Para tal alcance, o corpus da pesquisa é composto por 9 matrizes curriculares, as quais serão analisadas sob a lente da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). Enquanto resultados iniciais, percebeu-se que esse é um assunto presente em diversas disciplinas do núcleo pedagógico, principalmente por meio do Estágio Supervisionado e as referências bibliográficas apontam para expoentes nesse assunto.