REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS CURRÍCULOS: PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA PESQUISA APLICADA AO ENSINO COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Antonio Marcelino da Silva Filho Instituto Federal do Tocantins – IFTO Campus Palmas
  • Leandro Mendes Possamai Instituto Federal de Goiás – IFG Campus Senador Canedo

Resumo

A interdisciplinaridade é definida como uma ferramenta com caráter de intercomunicação entre as disciplinas ministradas na grade curricular de determinado curso. Por meio desta interconexão, o conhecimento perpassa por diversas áreas, fazendo com que fique mais simples a compreensão e ocorra a quebra de paradigmas das informações estratificadas em caixas imaginárias que não se comunicam entre si. Entretanto, se esta prática promove benefícios e maximiza as potencialidades do processo de ensino-aprendizagem, porque a mesma não é amplamente efetivada nas salas de aula? Dessa forma, pretende-se com este trabalho apresentar os principais fatores que dificultam a implantação de práticas interdisciplinares nos cursos e propor a utilização da pesquisa aplicada ao ensino como meio de se obter a interdisciplinaridade no currículo.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

DA SILVA FILHO, A. M.; MENDES POSSAMAI, L. REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS CURRÍCULOS: PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA PESQUISA APLICADA AO ENSINO COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 22–26, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/585. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Currículo e avaliação