UTILIZAÇÃO DE ÁGUA DE CONDICIONADORES DE AR COMO UMA AÇÃO SUSTENTÁVEL: UMA ABORDAGEM EXTENSIONISTA

Autores

  • Joyce Laura Silva Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso
  • Emilainy Marques Pinho Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rans Miler Pereira Dantas Universidade Federal de Mato Grosso
  • Raquel Silva Carneiro Universidade Federal de Mato Grosso
  • Raquel Freitas Rezende Silva Gomes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Paula Paulino Silva Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Este trabalho relata a experiência de conscientização ambiental desenvolvida em um projeto de extensão em uma universidade pública brasileira. Foi quantificado como sendo 3,21±0,78 L/h, o volume de água condensada expelida por cada um dos condicionadores de ar presentes nas salas de aula de um curso superior na universidade pública. Estimou-se estatisticamente que o montante de água “desperdiçada” poderia atingir 90L semanalmente. O levantamento do material necessário para a construção de um aparato onde poderia se armazenar a água residual dos condicionadores de ar de todas as salas de aula foi feito e verificou-se que o investimento seria relativamente baixo, considerando-se o custo benefício e a consciência ambiental. Desta forma, sugeriu-se que a água armazenada fosse empregada para fins de irrigação de plantas, limpeza local e demais necessidades do Campus, excluindo-se o consumo humano e/ou de animais. Ressalta-se que este estudo impactou positivamente a sensibilização da comunidade acadêmica e externa em relação a preservação ambiental assim como o consumo consciente, reuso e importância da água para a vida.

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Publicado

2023-10-02

Como Citar

SILVA GONÇALVES, J. L.; MARQUES PINHO, E.; PEREIRA DANTAS, R. M.; SILVA CARNEIRO, R.; FREITAS REZENDE SILVA GOMES, R.; PAULINO SILVA, P. UTILIZAÇÃO DE ÁGUA DE CONDICIONADORES DE AR COMO UMA AÇÃO SUSTENTÁVEL: UMA ABORDAGEM EXTENSIONISTA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 45–51, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/588. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação ambiental, cidadania e Sustentabilidade