FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: A UTILIZAÇÃO DE WEBQUEST NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Este estudo de caso qualitativo (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; PAIVA, 2019) apresenta a construção de uma aula virtual, na modalidade WebQuest, realizada por dois alunos de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, do Instituto Federal de Goiás, câmpus Goiânia, durante o desenvolvimento da disciplina, As Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Línguas, no semestre letivo de 2019/1. A aula virtual estrutura-se nos princípios da metodologia WebQuest (DODGE, 1995) e em teorias que abordam a utilização de tecnologias digitais em contexto educacional (GOH; SINGALA, 2020, MAGALHÃES, 2018; entre outros). Como resultados, o estudo aponta que a criação da aula virtual, segundo a metodologia WebQuest, propiciou aos alunos de licenciatura conhecer e fazer uso de ferramentas digitais na perspectiva de futuros professores de língua portuguesa, que privilegiam a construção do conhecimento por meio da integração ensino de língua e TDICs, valorizando a criatividade e a autonomia dos aprendizes e do professor. Quanto à formação docente, a experiência com o uso de TDICs contribuiu com a redução do distanciamento entre educação e cultura digital ao proporcionar o uso de recursos digitais no processo ensino-aprendizagem de língua portuguesa, perspectiva bastante discutida na atualidade em razão da transferência das aulas presenciais para a modalidade de ensino remoto.