FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: A UTILIZAÇÃO DE WEBQUEST NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Clara Oliveira Campos Instituto Federal de Goiás, câmpus Goiânia
  • Suelene Vaz da Silva Instituto Federal de Goiás, câmpus Goiânia
  • Gabriel Ribeiro Gomes Instituto Federal de Goiás, câmpus Goiânia

Resumo

Este estudo de caso qualitativo (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; PAIVA, 2019) apresenta a construção de uma aula virtual, na modalidade WebQuest, realizada por dois alunos de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, do Instituto Federal de Goiás, câmpus Goiânia, durante o desenvolvimento da disciplina, As Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Línguas, no semestre letivo de 2019/1. A aula virtual estrutura-se nos princípios da metodologia WebQuest (DODGE, 1995) e em teorias que abordam a utilização de tecnologias digitais em contexto educacional (GOH; SINGALA, 2020, MAGALHÃES, 2018; entre outros). Como resultados, o estudo aponta que a criação da aula virtual, segundo a metodologia WebQuest, propiciou aos alunos de licenciatura conhecer e fazer uso de ferramentas digitais na perspectiva de futuros professores de língua portuguesa, que privilegiam a construção do conhecimento por meio da integração ensino de língua e TDICs, valorizando a criatividade e a autonomia dos aprendizes e do professor. Quanto à formação docente, a experiência com o uso de TDICs contribuiu com a redução do distanciamento entre educação e cultura digital ao proporcionar o uso de recursos digitais no processo ensino-aprendizagem de língua portuguesa, perspectiva bastante discutida na atualidade em razão da transferência das aulas presenciais para a modalidade de ensino remoto.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

OLIVEIRA CAMPOS, C.; VAZ DA SILVA, S.; RIBEIRO GOMES, G. FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: A UTILIZAÇÃO DE WEBQUEST NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 124–135, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/596. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade