O ESPECTRO NIILISTA NA DOCENCIA EM BIOLOGIA: UM ESTUDO DA REALIDADE DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE JATAÍ

Autores

  • Karine Assis Oliveira Soares Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso
  • Flomar Ambrosina Oliveira Chagas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/IFG - Câmpus Jataí

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa intitulada Docência e Resistência: mal-estar e niilismo dos professores de Biologia da rede estadual da cidade de Jataí, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática/PPGECM do Instituto Federal de Goiás/Câmpus Jataí. O principal objetivo foi compreender de que modo os professores têem (res)significado o exercício do trabalho docente diante das condições de mal-estar, no sentido da resistência. Os resultados apontam que o mal-estar docente está associado às determinações políticas e ideológicas dos governos expondo os professores e as professoras a um estado niilista que atrofia suas potências de resistência transformando suas forças ativas em forças negativas.

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Publicado

02.10.2023

Como Citar

ASSIS OLIVEIRA SOARES, K.; OLIVEIRA CHAGAS, F. A. O ESPECTRO NIILISTA NA DOCENCIA EM BIOLOGIA: UM ESTUDO DA REALIDADE DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE JATAÍ. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 165–169, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/600. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade