O USO DE CELULAR SMARTPHONE EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DO IFG - CÂMPUS GOIÂNIA

Autores

  • Káritta Cristine Gonçalves Souza Instituto Federal de Goiás, câmpus Goiânia
  • Suelene Vaz da Silva Instituto Federal de Goiás, câmpus Goiânia

Resumo

Este estudo de caso qualitativo investigou a presença e o uso do celular smartphone e de tecnologias digitais por meio desses aparelhos em uma turma de alunos do primeiro ano de ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, câmpus Goiânia, em contexto de ensino presencial, no segundo semestre de 2017. A investigação sustentou-se em estudos que defendem o uso de TDICs em contexto de ensino e o uso de celular smartphone em sala de aula. Para a geração de dados, foram utilizados questionário, anotações de campo e entrevista com os alunos. Os resultados mostraram que o celular smartphone era utilizado pelos alunos para acessar mídias sociais, como Instagram e WhatsApp, e para realizar pesquisas acerca dos conteúdos das aulas. Para um dos professores, o uso do celular era permitido e incentivado, contudo, para a maioria, o uso que os alunos faziam desses aparelhos em sala de aula era indiferente, por conseguinte, a possibilidade de se fazer uso de TDICs por meio dos celulares não se faz presente nas aulas desses professores.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

GONÇALVES SOUZA, K. C.; VAZ DA SILVA, S. O USO DE CELULAR SMARTPHONE EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DO IFG - CÂMPUS GOIÂNIA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 170–181, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/601. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade