OS USOS DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E APLICABILIDADE DA COMPETÊNCIA NARRATIVA.
Resumo
A busca constante por maneiras instigantes de se ensinar história, se faz muito presente nos últimos anos, no campo do Ensino de História, percebe-se a busca por propostas de práticas inovadoras e de fontes que adentrem a realidade dos alunos. A partir deste momento, ao pensarmos que os jogos eletrônicos se tornam constituintes da cultura, se torna possível analisar certas representações e construções presentes em sua narrativa e construção, por meio da perspectiva da História Cultural. Objetiva-se neste resumo, evidenciar os jogos eletrônicos como objeto de estudo pela História Cultural, objeto este no qual busca-se identificar suas representações, analisá-las ao olhar da historiografia, e colocar os olhos sobre os usos práticos dos Jogos, por uma visão da Didática da História (Rüsen). Convém-se assim discutir alguns conceitos, abordagens, a partir de um levantamento bibliográfico, para a construção de uma proposta que se utilize dos jogos como ferramentas pedagógicas.