VOO VIRTUAL: O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO

Autores

  • Isaque Lima da Silva Instituto Federal de Goiás
  • Kamilla Christina Alves Instituto Federal de Goiás
  • Suelene Vaz da Silva Instituto Federal de Goiás

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa na perspectiva de ensino-aprendizagem de português como língua de acolhimento (PLAc), tendo como escopo as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) associadas à prática docente de um par de alunos de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), câmpus Goiânia. A investigação segue o paradigma qualitativo, constituindo-se como um estudo de caso. O contexto é uma sala de aula virtual, vinculada ao projeto de ensino-extensão ‘Movimentos migratórios em V: ensino-aprendizagem de português para falantes de outras línguas’, do IFG, câmpus Goiânia, com 5 alunos, migrantes haitianos, quatro falantes zero e uma falante inicial de português. As aulas ocorreram via plataforma Google Meet, em caráter síncrono, e aplicativo WhatsApp, na modalidade assíncrona, de julho a dezembro de 2020. Os resultados mostram que, no contexto deste estudo, algumas ferramentas são mais propícias ao ensino síncrono do que assíncrono, principalmente em razão do nível de letramento digital dos alunos e da condição deles de acesso à internet. Os resultados apresentam também que as TDICs facilitam a reestruturação da forma de apresentar os conteúdos durante a execução das aulas e ampliam o uso oral e escrito de PLAc.

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Publicado

02.10.2023

Como Citar

LIMA DA SILVA, I.; ALVES, K. C.; VAZ DA SILVA, S. VOO VIRTUAL: O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 204–215, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/605. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade