PROPOSTAS DE CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENQUANTO PRODUTO EDUCACIONAL NO PPGECM-IFG

Autores

  • Ewerson Tavares da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Goiás
  • Ricardo Vieira Nascimento Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Goiás

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a oferta de cursos de formação continuada enquanto produtos educacionais, de forma a caracterizar, compreender seus limites e levantar apontamentos sobre essa escolha dos pesquisadores. Para isso, enquanto percurso metodológico, analisamos os Produtos Educacionais e as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí (PPGECM- IFG) do ano de 2014 a 2019. Para análise desse material utilizamos a análise de conteúdo, objeto de pesquisa de Bardin (2011). Apresentamos os dados coletados e suas análises a partir de cinco aspectos. Enquanto resultados, o material aponta para uma crescente quanto a escolha desse tipo de Produto Educacional, opção que corrobora a formação continuada em exercício, algo presente em debates atuais. Os dados apontam também,para uma divergência quanto a carga horária destinada para essas formações, além de apresentar que tais propostas ocorrem para além da cidade onde acontece o programa, evidenciando a relevância do programa.

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Publicado

02.10.2023

Como Citar

TAVARES DA SILVA, E.; VIEIRA NASCIMENTO FILHO, R. PROPOSTAS DE CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENQUANTO PRODUTO EDUCACIONAL NO PPGECM-IFG. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 229–240, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/607. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente