PROPOSTAS DE CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENQUANTO PRODUTO EDUCACIONAL NO PPGECM-IFG
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a oferta de cursos de formação continuada enquanto produtos educacionais, de forma a caracterizar, compreender seus limites e levantar apontamentos sobre essa escolha dos pesquisadores. Para isso, enquanto percurso metodológico, analisamos os Produtos Educacionais e as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí (PPGECM- IFG) do ano de 2014 a 2019. Para análise desse material utilizamos a análise de conteúdo, objeto de pesquisa de Bardin (2011). Apresentamos os dados coletados e suas análises a partir de cinco aspectos. Enquanto resultados, o material aponta para uma crescente quanto a escolha desse tipo de Produto Educacional, opção que corrobora a formação continuada em exercício, algo presente em debates atuais. Os dados apontam também,para uma divergência quanto a carga horária destinada para essas formações, além de apresentar que tais propostas ocorrem para além da cidade onde acontece o programa, evidenciando a relevância do programa.