POLÍTICA DE COTAS E AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DO IFG: COMO OS COTISTAS DO ENSINO MÉDIO SE INSEREM NELAS?

Autores

  • Ana Paula Souza Instituto Federal de Goiás
  • Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz Instituto Federal de Goiás

Resumo

A Lei 12.711/2012 implementou nas universidades e institutos federais a reserva de 50% das vagas para estudantes egressos da rede pública. Considerando essa exigência, esta pesquisa buscou compreender como os estudantes cotistas se inserem na problemática da permanência e êxito do IFG e se a instituição tem adotado medidas de enfrentamento ao problema para esse grupo. A pesquisa, baseada no método materialismo histórico dialético, desenvolveu-se a partir da análise documental da “Planilha de dados dos estudantes” e da “Síntese do Plano de Intervenção do IFG para Permanência e Êxito”. Os resultados foram: os cotistas apresentaram diferentes situações nos aspectos que envolvem a permanência e êxito; os números revelaram índices elevados de evasão dentro dos dois grupos analisados, concluindo que todos os estudantes demandam preocupação quanto à saída; a instituição adota medidas de enfrentamento à evasão destinadas a todos estudantes; as vagas destinadas aos cotistas não são ocupadas na sua integralidade.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

SOUZA, A. P.; ROSA DE FREITAS E QUEIROZ, V. POLÍTICA DE COTAS E AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DO IFG: COMO OS COTISTAS DO ENSINO MÉDIO SE INSEREM NELAS?. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 309–314, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/626. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula