UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Cícero Batista dos Santos Lima Instituto Federal de Goiás Câmpus Luziânia
  • Reinaldo Araújo Gregoldo Instituto Federal de Brasília Campus São Sebastião
  • Marco Antônio Carvalho Instituto Federal Goiano Campus Posse

Resumo

O paradigma da inclusão educacional vem orientando o processo de mudanças com vistas a promover o desenvolvimento das escolas, constituindo práticas pedagógicas capazes de atender a todos os estudantes. O sistema educacional inclusivo brasileiro está fundamentado na Constituição Federal de 1988 em seu artigo 205 no qual a educação é assegurada a todos como um direito inalienável e no decreto nº 6.949 de 2009 que ratifica a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU 2006), assegurando o direito de pleno acesso à educação em igualdade de condições com as demais pessoas. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo evidenciar as falas de gestores de uma unidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, situada no Estado de Goiás. A pesquisa de abordagem qualitativa adotou como metodologia a análise de documentos institucionais, consulta à base de dados da instituição Q-Acadêmico, bem como a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido dos sujeitos participantes da pesquisa. Ao final foi possível inferir que são diversos os desafios para que a promoção da educação inclusiva na educação profissional aconteça, compreendendo desde o acolhimento dos estudantes deficientes, a acessibilidade arquitetônica e a formação dos professores e servidores da instituição.

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Publicado

02.10.2023

Como Citar

BATISTA DOS SANTOS LIMA, C.; ARAÚJO GREGOLDO, R.; CARVALHO, M. A. UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 315–326, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/627. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula