UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
O paradigma da inclusão educacional vem orientando o processo de mudanças com vistas a promover o desenvolvimento das escolas, constituindo práticas pedagógicas capazes de atender a todos os estudantes. O sistema educacional inclusivo brasileiro está fundamentado na Constituição Federal de 1988 em seu artigo 205 no qual a educação é assegurada a todos como um direito inalienável e no decreto nº 6.949 de 2009 que ratifica a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU 2006), assegurando o direito de pleno acesso à educação em igualdade de condições com as demais pessoas. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo evidenciar as falas de gestores de uma unidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, situada no Estado de Goiás. A pesquisa de abordagem qualitativa adotou como metodologia a análise de documentos institucionais, consulta à base de dados da instituição Q-Acadêmico, bem como a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido dos sujeitos participantes da pesquisa. Ao final foi possível inferir que são diversos os desafios para que a promoção da educação inclusiva na educação profissional aconteça, compreendendo desde o acolhimento dos estudantes deficientes, a acessibilidade arquitetônica e a formação dos professores e servidores da instituição.